Semana começa com alerta amarelo para tempestades no RS
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo para tempestades que poderão atingir todo o Rio Grande do Sul no início da semana, especialmente na segunda-feira (27). O alerta indica perigo potencial de chuvas intensas, ventos e granizo.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo para tempestades que poderão atingir todo o Rio Grande do Sul no início da semana, especialmente na segunda-feira (27). O alerta indica perigo potencial de chuvas intensas, ventos e granizo.
A semana começa com alerta amarelo para tempestades no Rio Grande do Sul. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu o aviso para todo o estado, com maior intensidade na segunda-feira (27).
O alerta amarelo é o primeiro grau entre os três avisos do instituto: amarelo (perigo potencial), laranja (perigo) e vermelho (grande perigo). Segundo o Inmet, o estado pode ser atingido por chuvas de 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 mm/dia, ventos intensos entre 40 e 60 km/h, e queda de granizo. O risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos é baixo.
Alerta laranja e vermelho para inundações
Em relação a inundações, o Rio Grande do Sul permanece em alerta laranja até quarta-feira (29). Duas regiões específicas receberam alerta vermelho, abrangendo as áreas de Uruguaiana, Alegrete, São Gabriel, Rio Pardo e Canoas.
Há risco de cheias em várias bacias: baixo rio Uruguai (de São Borja a Uruguaiana), rio Jacuí (a partir de Dona Francisca até o Delta) e rio dos Sinos (São Leopoldo). Também há alerta para o rio Ibirapuitã, em Alegrete; rio Santa Maria, em Dom Pedrito e Rosário do Sul; rio Ibicuí, em Manoel Viana; e rio Quaraí, em Quaraí.
Níveis de aviso da Defesa Civil do RS
A Defesa Civil do RS trabalha com cinco níveis de avisos: verde (normal), amarelo (atenção), laranja (alerta), vermelho (inundação) e roxo (inundação extrema). O hábito de acompanhar esses alertas revela como a população se prepara para eventos climáticos recorrentes na região.
Perguntas Frequentes
O que significa alerta amarelo do Inmet?
É o primeiro grau de aviso, indicando perigo potencial de tempestades com chuvas de até 50 mm/dia, ventos de 40 a 60 km/h e granizo.
Quais regiões do RS estão em alerta vermelho?
As áreas de Uruguaiana, Alegrete, São Gabriel, Rio Pardo e Canoas receberam alerta vermelho para inundações.
Até quando vale o alerta laranja no RS?
O alerta laranja para inundações permanece até quarta-feira (29).
Quais rios têm risco de cheia no RS?
Os rios Uruguai (de São Borja a Uruguaiana), Jacuí, Sinos, Ibirapuitã, Santa Maria, Ibicuí e Quaraí.
Quantos níveis de alerta tem a Defesa Civil do RS?
São cinco níveis: verde (normal), amarelo (atenção), laranja (alerta), vermelho (inundação) e roxo (inundação extrema).
alerta amarelo tempestades RS defesa civil rs alertas inmet previsão tempo sul